segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lagoa dos Barros


O dia estava cinzento e levemente frio. Maciel já havia convidado para uma remada há bastante tempo e finalmente nesse dia saímos para remar na Lagoa dos Barros.
Iniciamos a remada não muito longe da autoestrada, em uma bela praia de areias brancas na costa Oeste, ponto onde existe captação de água para as lavouras. Seguindo a sugestão do Maciel, rumamos para o local conhecido como "Ilha", na verdade uma elevação próxima à margem que, vista de longe, parece uma ilha.


A margem na "Ilha" é rochosa, uma encosta de arenito desgastada pela ação da água, talvez em uma época que as ondas do oceano nela batiam. Antes de descer à terra para uma breve parada, fiz um rolamento para espantar o calor, pois estava remando com o tuiliq de neoprene. A água da lagoa é bastante turva, parecendo justificar o nome; de cabeça para baixo, mal pude ver alguma luminosidade na superfície.

 
 
 


A pequena praia onde paramos era bem diferente da praia de areias brancas de onde saímos; era formada por pequenas pedras. Deixei o qajaq de cabeça para baixo para escorrer a água e fui olhar os arredores.


Maciel apreciando a paisagem


Após a pausa, retornamos para a água, seguindo para um ponto mais distante na mesma direção de onde havíamos começado a remar. O calor começou a castigar...

Seguindo adiante


Pausa para água

Side sculling

Nova parada


Paramos em mais uma bela praia, agora com areia branquinha! Muito bonito o lugar! Olhando para o Norte, víamos a elevação da serra; para o Sul, uma vasta margem com praias de areias brancas bem ao longe; para o Leste, os enormes "cataventos" de geração de energia eólica.




Depois dessa segunda parada, retornamos ao ponto de saída. O dia estava sensacional, com céu azul e poucas nuvens de tempo bom, praticamente sem vento e com a atmosfera bem limpa. Foi uma remada curta mas muito agradável, uma bela introdução para futuras remadas na Lagoa dos Barros!!!


Retorno ao ponto de partida

Obrigado pelo convite e pela generosa acolhida no seu "quintal de casa", Maciel!!! Que venha a próxima remada!!!

Uhúúúúú!!!


Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada: 15,33 km;
Tempo remado: 2 h 31 min;
Velocidade média: 6,1 km/h;
Velocidade máxima: 10,2 km/h;
Tempo parado: 1 h 41 min 53 s;
Velocidade média geral: 3,6 km/h.

 [Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

 [Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

Um comentário:

  1. Site Conheça Nosso de Previsão de Ondas, Guia de Hospedagem complecom Dando As Melhores dica pra galera Que Gosta de surf. ondas  Terraplenagem Massagem
     

    ResponderExcluir